domingo, 22 de julho de 2012

Mangue

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.

O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.

Mesmo com uma variedade pequena de espécies o mangue ainda é considerado um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil devido às grandes populações de crustáceos, peixes e moluscos existentes, sendo um berçário para muitas espécies de animais.

Planta típica do Mangue

O mangue é composto por apenas três tipos de árvores (Rhizophora mangle – mangue-bravo ou vermelho, Avicena schaueriana – mangue-seriba ou seriúba – e Laguncularia racemosa– mangue-branco) que podem chegar a até 20 metros de altura em alguns lugares do país. Esse tipo de ecossistema se desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés, mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e salgada. Seu solo é bastante rico em nutrientes e matéria orgânica com características lodosas e, composto por raízes e material vegetal parcialmente decomposto (turfa).

Raízes escora de planta do mangue

O Brasil possui a maior faixa de mangue do planeta com cerca de 20 mil km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país (Laguna – Santa Catarina). Os manguezais também são encontrados na Oceania, África, Ásia e outros países da América.

A exploração comercial do mangue começou na Ásia se expandindo para os outros países de clima tropical e subtropical e se tornando uma das principais ameaças para esse ecossistema. Na Tailândia, por exemplo, mais da metade da área de mangue foi destruída por causa da super-exploração. Assim como nas Filipinas, onde os mangues foram reduzidos a 110,000 hectares (dos 448.000 originais).



Recife cidade do Mangue


Por ser uma cidade cortada por rios e cercada por mangues serviu de inspiração para um movimento musical e cultural, nos anos 90, denominado Mangue Beat. Foi conhecido nacionalmente devido principalmente das atuações de Chico Science, Nação Zumbi, Fred 04 e Mundo Livre SA. Tendo como referencia o animal símbolo do mangue, o caranguejo, como o cidadão comum que sofre com as mazelas sociais e econômicas do país, porém antenado com o que ocorre no mundo, distribuindo suas concepções através de um antena fincada na lama do manguezal pela sua grande quantidade de matéria orgânica e grande diversidade tanto biológica como cultural resgatando a cultura tradicional do maracatu, ciranda, coco e também aproximando o ecossistema manguezal do povo da cidade, do estado e do país.
Imagens de manguebeat.com.br

O ecossistema manguezal possuí uma grande importância ecológica e cultural, principalmente para o povo pernambucano devido ao resgante e a aproximação do povo com o ecossistema típico da sua região.




Assista:





Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário