terça-feira, 14 de maio de 2013

Educação Tecnológica

Em pleno século XXI temos a nossa disposição uma gama imensa de tecnologias que facilitam nossas vidas na esfera pessoal e profissional. É natural em qualquer organização ou empresa a adoção de novas tecnologias ao longo do tempo para aperfeiçoar e otimizar o trabalho: antigamente os escritórios trabalhavam com máquinas de escrever, depois com computadores e naturalmente que com esse avanço cria-se a necessidade de capacitação dos profissionais.

A instituição escolar e as instituições de ensino superior a partir dos anos 90 começaram um processo de modernização tecnológica (criação de laboratórios de informática, aumento ao acesso a internet), porém ainda com grandes percalços de caráter epistemológico e ideológico. As escolas ainda estão pautadas em ideias e técnicas para a formação de pessoas de uma realidade diferente do século XXI, muitas mais próximas de uma realidade vivenciada no fim do século XIX e início do XX.( KENSKI, 2013)

Segundo Moran e colaboradores (2006), existe uma grande expectativa que as novas tecnologias tragam soluções rápidas para o ensino das escolas e universidades. No campo da pesquisa essas tecnologias, sobre tudo da comunicação e informação, foram muito bem incorporadas por pesquisadores para a produção de conhecimentos científicos, numa grande rede de colaboração e apreciação de conteúdo científico, porém o mesmo não se observa com o processo de ensino-aprendizagem, onde mesmo utilizando equipamentos tecnológicos a metodologia ainda, em muitos casos, é a mesma de tempos passados, sem considerar a atual realidade da sociedade da informação que nós estamos inseridos hoje.

A educação tecnológica, ou o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem através das novas tecnologias é um processo que necessita primeiro de uma mudança de paradigma escolar, que ainda é rígido e isolado da realidade social e também da capacitação/formação de professores capazes de repensar suas práticas docentes para a formação de profissionais e cidadãos integrados com todas as dimensões da humanidade, como coloca Moran e colaboradores:

“Nosso maior desafio é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração entre si mesmas no que concerne aos aspectos sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico, que transmitem de forma fácil entre o pessoal e o social, que expressem nas suas palavras e ações que serão sempre evoluindo, mudando, avançando.” (MORAN et al, 2006 p. 15).

via Parceria em Ação


Referências utilizadas nesse artigo:

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus, 2013.

MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas – SP Papirus 10º edição: Papirus, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário