segunda-feira, 28 de abril de 2014

Garota russa de 13 anos inventa a primeira nave capaz de viajar para outra galáxia

Uma garota russa, de apenas 13 anos de idade, apresentou um projeto revolucionário de uma nave que poderá alcançar a galáxia mais próxima em 42 anos. Trata-se do projeto Nave Galáctica Terra, apresentado e liderado pela jovem Ekaterina Trúsheva, que idealizou a criação de um veículo intergalático quando soube que, em algum dia no futuro, o Sol devorará nosso planeta. Em sua busca para salvar a existência da humanidade, a pequena cientista russa se dedicou a encontrar uma alternativa de vida fora do nosso sistema solar.

A nave, que foi projetada para ser construída na órbita terrestre, não contará com nenhum tipo de fonte energética que reduza a massa para aumentar a velocidade. Em vez disso, será utilizado como combustível o próprio ambiente interestelar, que é composto em 70% de hidrogênio. Dessa forma, esse elemento será capturado por um funil magnético para depois ser comprimido e aquecido em uma reação termonuclear. Posteriormente, será possível gerar o aceleramento necessário para ser lançada novamente ao espaço interestelar, alcançando, assim, a velocidade necessária para viajar.

Chegando a uma tecnologia segura, econômica e fácil de executar, a jovem cientista escolheu uma hélice de unifluxo termonuclear e outra hélice de unifluxo fotônico para motorizar sua nave. Esse tipo de hélice permitirá um aceleramento suficiente para alcançar a Alpha Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema solar, em apenas 42 anos – as naves espaciais da atualidade necessitam de 50 mil anos para chegar lá. 

De acordo com o projeto, 500 pessoas poderão viajar a bordo da Nave Galática Terra e os alimentos serão sintéticos ou cultivados hidroponicamente, ou seja, sem necessidade da agricultura. Enquanto isso, o diretor do Instituto Internacional de Educação da Alemanha, Ralf Heckel, selecionou a jovem Ekaterina Trúsheva para fazer parte da competição de construção de astro móveis para a exploração humana da NASA.

Fonte: Hystory Channel 


domingo, 27 de abril de 2014

15 coisas que estão sendo extinguidas pelos smartphones

Desde a chegada dos smartphones no mercado, muito mudou. Com suas funcionalidades, parte dos serviços que existiam antes estão sendo deixados de lado. Aos poucos, os smartphones estão conquistando o mundo e empurrando outros aparelhos e serviços para a margem. Se antes era normal andar com um celular e uma câmera compacta, agora elas estão renegadas a poucos usuários. A lista a seguir mostra algumas das coisas que estão se tornando obsoletas por causa dos smartphones. Não que elas não sejam mais usadas, mas se tornaram produtos de nicho ou de pouco uso.

Navegador GPS

Muitos smartphones têm um GPS embutido. Andar com um aparelho só para navegação dentro do carro está acabando. Aplicativos como o Waze ou o Google Maps são capazes de fazer as mesmas tarefas (e outras antes impossíveis) que o GPS. Para viajar ou mesmo andar dentro da mesma cidade, hoje é mais fácil fazer a navegação usando o smartphone do que usar um GPS.

Câmeras compactas

Uma das principais brigas entre smartphones topo de linha é para ver quem tem a melhor câmera. Os aparelhos da Nokia, por exemplo, já trazem câmeras de até 40 megapixels. Isso fez com que as câmeras compactas fossem deixadas de lado. Para que carregar dois aparelhos diferente?

MP3 Players

A Apple revolucionou o mercado da música com seu iPod e o iTunes. Nos últimos anos, no entanto, as vendas do iPod estão caindo tanto que muito se fala sobre a Apple descontinuar o iPod clássico. Outros modelos de tocadores de MP3 praticamente desapareceram do mercado. Os smartphones não somente carregam músicas dentro de si, como também podem ter aplicativos como Rdio e o Spotify. A conexão 3G e 4G baixa músicas instantaneamente e as toca sem que seja preciso armazená-las dentro do aparelho.

Orelhão

Você precisa fazer uma ligação urgente. É preciso ter fichas ou cartão e ainda encontrar um orelhão. Não se um smartphone estiver no bolso. Os orelhões já foram sinal de comunicação móvel (ou não tão móvel assim). Hoje, são usados por poucas pessoas em momentos muito específicos.

Bloco de anotações

Bloco de anotações e caneta no bolso são coisas do passado. Com um smartphone, é possível fazer anotações simples, sincronizar seu conteúdo entre diversos aparelhos ou mesmo compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Apps como o Evernote ainda deixar que o usuário faça anotações usando os dedos, ao invés de escrever com o teclado. Desenhos e esboços rápidos são tarefas simples.

Videogames portáteis

A Nintendo ganhou um grande mercado com o lançamento do seu primeiro videogame portátil, o GameBoy. Hoje, para se divertir de maneira rápida, é só baixar um joguinho no smartphone. O mundo foi conquistado por games como Angry Birds ou Flappy Bird.

Gravador de voz

Essa serve para muitos jornalistas, inclusive. Antes, na hora de fazer uma entrevista era preciso levar o amado gravador de voz. Agora, o smartphone no bolso pode resolver o problema. Além de aplicativos nativos, ainda é possível encontrar outra porção deles especialmente desenvolvidos para gravar uma conversa ou entrevista

Relógio de pulso

Hoje o relógio de pulso é mais uma questão estética do que necessidade. Um simples movimento de tirar o smartphone do bolso ajuda a consultar a hora. O relógio de pulso ficou menos útil quando passamos a carregar um dispositivo com um relógio embutido por 24 horas por dia.

Rádio relógio

Relógio cabeceira da cama e na hora de acordar ele liga logo na sua rádio preferida. Sim, o rádio relógio também foi aposentado pelos smartphones. Além de ter a hora na tela principal, é possível programar alarmes (sim, diversos deles) com o gadget. Dias da semana, soneca, repetições, tudo pode ser escolhido. Sem contar que dá para escolher a sua música preferida e evitar acordar de mau humor por causa de alguma canção ruim.

Calculadora

Qualquer smartphone hoje vem com uma calculadora integrada. Elas são extremamente úteis para momentos como a fila do banco ou a divisão da conta de um restaurante. Alguns aplicativos trazem inclusive funções avançadas de cálculos disponíveis apenas em calculadores científicas.

Ponto de táxi

Antes, para se conseguir um táxi era preciso saber o ponto mais próximo ou vagar pelas ruas até um disponível passar. Aplicativos como Taxi Beat e 99 Taxis estão mudando a forma como se pega um táxi. Para o consumidor, o ponto faz menos sentido: com um app a espera é menor e a comodidade maior.

Rádio
Nem mesmo o velho rádio passou ileso pelo smartphone. Alguns modelos são capazes de captar as ondas e sintonizar nas frequências desejadas. Outros vão ainda mais longe, como o TuneIn Radio. Com eles é possível se conectar a rádios online ou mesmo ouvir a podcasts pelo smartphone.

Agenda e calendário em papel

Uma agenda ou calendário precisava durar o ano todo. Lá para outubro, a capa já estava meio capenga e algumas páginas começavam a se desprender. Anotar datas e compromissos ficou muito mais simples com os smartphones. Não é necessário ficar olhando toda manhã, eles podem mostrar notificações quando algum compromisso estiver chegando ou quando for aniversário de alguém.

Dicionários

Andar com um dicionário de bolso era tarefa obrigatória para qualquer um que se preocupasse com a língua portuguesa. Mas já faz tempo que aqueles pequenos livrinhos abandonaram as bolsas e mochilas. Com um smartphone, é possível procurar definições de palavras na internet usando um navegador ou mesmo usar um aplicativo dedicado para isso.

Lista de compras em papel

Era sempre a mesma história. Antes de sair para o supermercado era preciso escrever todos os itens que se precisava. Deixar a lista em casa era pedir para voltar antes do desejado. Com os apps de anotações dos smartphones, fazer a lista ficou mais fácil. Sem falar que as chances de esquecer o celular em casa são muito mais remotas do que um pedacinho de papel.

sábado, 26 de abril de 2014

Seis novos campi da IFPE vão oferecer nove cursos técnicos

Os seis novos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vão oferecer nove cursos técnicos a partir de agosto deste ano. No Cabo de Santo Agostinho, estarão disponíveis os cursos de técnico em logística e técnico em meio ambiente; em Igarassu de técnico em informática para internet e técnico em logística; em Jaboatão dos Guararapes, técnico em informática para internet e técnico em qualidade; Olinda, técnico em artes visuais e técnico em computação gráfica; Palmares, técnico em manutenção e suporte em informática e técnico em rede de computadores e Paulista, técnico em manutenção e suporte para informática.

Todos os campi irão funcionar nos turnos da manhã e tarde, com excessão de Jabotão, que terá aulas à tarde e à noite. Os cursos terão duração de um ano e meio a dois anos. O prazo de inscrições começa no dia 29 abril e vai até 11 de maio, exclusivamente pela internet, pelo sitewww.ifpe.edu.br. A taxa é de R$20,00, mas o candidato pode solicitar a isenção, também pelo site, nos dias 28 e 29 deste mês.

O vestibular está marcado para o dia oito de junho deste ano. A prova terá 30 questões, sendo 10 de português, dez matemática e dez de conhecimentos gerais (física, química, biologia, história e geografia).

Serão oferecidas 880 vagas para cursos técnicos na modalidade subsequente, ou seja, que exige a conclusão prévia do ensino médio. Atendendo ao sistema de cotas, metade das vagas são destinadas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. O listão será divulgado no dia 13 de junho e as aulas deverão começar no dia quatro de agosto.

Os aprovados começam a estudar no segundo semestre de 2014 em campis provisórios. As sedes definitivas começam a ser construídas no segundo semestre deste ano e devem ser concluídas em um prazo de 12 a 18 meses.

Fonte: Diário de Pernambuco

Universidade de Coimbra vai usar Enem para ingresso de brasileiros

Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem como critério de seleção.

A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações. A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.

O vice-reitor da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, explica que o Enem é o primeiro exame internacional a ser aceito pela instituição como critério de seleção. A universidade deu prioridade pela alta procura de brasileiros. Segundo ele, a instituição estuda aceitar também o Gao Kao, uma espécie de Enem chinês.

“Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito”, diz Carvalho. Ele acrescenta: “O Enem tem qualificações equivalentes [às exigidas pelos os exames portugueses]. Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova”.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o uso do exame pela universidade portuguesa “esta é mais uma prova da consolidação do Enem como critério republicano de acesso ao ensino superior”. No Brasil, o Enem seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, é pré-requisito para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras.Em 2013, mais de 5 milhões de candidatos fizeram o exame. Neste ano, o Enem poderá ser aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. O edital ainda não foi divulgado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Raças e etnias

Passeando pelo Facebook me deparo com essa imagem publicada pelo músico Robert Babicz:


Ainda fico surpreso em existir preconceito no Brasil, sobretudo o racial. Claro alguém pode falar das raízes culturais brasileiras dos negros africanos vindos para serem mão de obra escrava, o que eu considero veemente. Mas queria colocar aqui a questão científica acerca disso. Segundo muitos artigos que li durante a vida (um deles está disponível em um link no final da postagem) o termo raça é impróprio em relação a espécie humana devido ao processo de miscigenação da população mundial. Segundo o Biólogo Alan Templeton  "As diferenças genéticas entre grupos das mais distintas etnias são insignificantes", que, apesar dos seus olhos azuis e cabelos louros, pode ter mais genes africanos do que o rei Pelé.

Ao longo dos anos quem foi meu aluno sabe que é algo que discuto muito em sala de aula a questão raça X etnia nas aulas de ciências e biologia. Nas aulas de biologia? Alguém pode se perguntar. Sim, é missão de todo o professor esclarecer as bases científicas e colocar abaixo conceitos errôneos, no Brasil temos uma grande mistura de etnias, sob o ponto de vista cultural, que formou a plural e diversificada cultura brasileira, mas o conceito de raças é inexistente.

Como eu diria em sala de aula se fosse pra contar vantagens entre a cor da pele de negros e brancos, os negros é quem deveriam contar vantagens de superioridade, pois, a sua proteção natural contra o sol (melanina na pele) é bem mais eficaz do que os brancos.


We are all humans!!!




Dia nacional da botânica

Ontem, dia 17 de abril, foi celebrado o dia nacional da botânica, uma ciência que eu posso dizer que é uma das responsáveis pela manutenção da vida na terra.

Conhecer as plantas sempre foi importante para a humanidade seja para saber qual planta se pode comer ou qual se deve evitar (venenosa), para a agricultura, saber qual época do ano que se floresce, qual o melhor clima para plantar ou quanto de água ele necessita para crescer gerar frutos, flores ou simplesmente sombra.


Qual planta eu posso utilizar para aliviar uma enfermidade ou ser o principio ativo de um remédio ou aquela que eu posso fazer um bom chá? A botânica ao longo dos séculos nos ajudou desse e de outras vários formas.

Sem as plantas o planeta não seria um planeta.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dia da conservação do Solo

Um solo saudável é fundamental para o desenvolvimento de grandes ecossistemas, preserva-lo é dever de todos nós!

A degradação do solo pode levar ao processo de desertificação, que apesar de ser um processo natural na sucessão ecológica está sendo acelerado pela ação antrópica através de agrotóxicos, queimadas e desmatamento desenfreado.


domingo, 13 de abril de 2014

MATEMÁTICA

Essa semana um aluno meu (Gean) veio me mostrar uma poesia produzida durante a aula de português em versão escrita e não verbal (imagem) do prof. Eduardo Félix na Escola de Tempo Integral Nossa Escola, fiquei  surpreso e muito feliz com o resultado do soneto e com a temática.





MATEMÁTICA

Matemática é importante
E também muito legal
Pois fazemos uso constante
Tem até número decimal

Sem ela não podemos contar
Então como vamos saber
Quanto a gente vai gastar ?

Serve pra toda nossa vida
E até para trabalhar
Ela é a nossa amiga
Não podemos reclamar

Por tanto não se esqueça
Matemática é legal
Não bicho de sete cabeças




Gean Carlos de Lima (7º ano C)

terça-feira, 8 de abril de 2014

A evolução do ser

É difícil caminhar quando se perde o rumo natural da evolução
Quando se percebe que se estagnou
Por causa do medo de perder coisas que ama
Para conquistar outras
Percebendo como é o ciclo da vida
Como é o ciclo das coisas

É preciso decidir, evoluir
Mas sem perder a essência do ser que você é
Como uma rocha sendo moldada
Pelo vento e pela chuva
Pelas intemperes dos tempo
Apesar de diferente
Sua essência é e será sempre a mesma:
Uma rocha

Angelo Branco 09/07/2013