sexta-feira, 18 de abril de 2014

Raças e etnias

Passeando pelo Facebook me deparo com essa imagem publicada pelo músico Robert Babicz:


Ainda fico surpreso em existir preconceito no Brasil, sobretudo o racial. Claro alguém pode falar das raízes culturais brasileiras dos negros africanos vindos para serem mão de obra escrava, o que eu considero veemente. Mas queria colocar aqui a questão científica acerca disso. Segundo muitos artigos que li durante a vida (um deles está disponível em um link no final da postagem) o termo raça é impróprio em relação a espécie humana devido ao processo de miscigenação da população mundial. Segundo o Biólogo Alan Templeton  "As diferenças genéticas entre grupos das mais distintas etnias são insignificantes", que, apesar dos seus olhos azuis e cabelos louros, pode ter mais genes africanos do que o rei Pelé.

Ao longo dos anos quem foi meu aluno sabe que é algo que discuto muito em sala de aula a questão raça X etnia nas aulas de ciências e biologia. Nas aulas de biologia? Alguém pode se perguntar. Sim, é missão de todo o professor esclarecer as bases científicas e colocar abaixo conceitos errôneos, no Brasil temos uma grande mistura de etnias, sob o ponto de vista cultural, que formou a plural e diversificada cultura brasileira, mas o conceito de raças é inexistente.

Como eu diria em sala de aula se fosse pra contar vantagens entre a cor da pele de negros e brancos, os negros é quem deveriam contar vantagens de superioridade, pois, a sua proteção natural contra o sol (melanina na pele) é bem mais eficaz do que os brancos.


We are all humans!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário