terça-feira, 23 de setembro de 2014

IFPE oferece 5.247 vagas no vestibular

Metade das vagas será oferecida pelo Sistema de Cotas e é reservada para candidatos oriundos da rede pública. A instituição prevê 40 mil inscritos



O Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 5.247 vagas para cursos de nível técnico e superior. Pela primeira vez, as provas acontecerão em novembro com data marcada para o dia 23, em todos os 15 campi para os cursos de primeira entrada. Já para os cursos de segunda entrada, todas as vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Sistema Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

São 2.160 vagas para o Sisutec e 382 para o Sisu. Desde 2011, o IFPE já adotava o Sisu, mas agora incorporou o Sisutec. As inscrições estão sendo feitas de 1º a 19 de outubro, exclusivamente no site da instituição www.ifpe.edu.br. O listão com o nome dos aprovados será divulgado no dia 15 de dezembro.

A direção prevê cerca de 40 mil inscrições. Os detalhes do Vestibular 2015 foram divulgados ontem pela reitora da instituição, Cláudia Sansil. Segundo ela, a decisão de antecipar as provas foi tomada para evitar choques com o processo de seleção para as universidades estadual e federal. “O calendário ficou mais apertado, mas ficará melhor para todos”, justificou.

Os candidatos que não tiverem condições financeiras para pagar a taxa de inscrição de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para os de nível superior, terão que solicitar a isenção a partir de amanhã até a próxima sexta-feira, dia 26. “A isenção é concedida apenas a candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e àqueles que cursaram integralmente o Ensino Médio ou Fundamental em escolas públicas. Muitos que conseguem a isenção não se inscrevem por pensar que já estão concorrendo, mas a inscrição é obrigatória para todos”, esclareceu Cláudia.

Metade das vagas será oferecida pelo Sistema de Cotas e é reservada para candidatos oriundos da rede pública. “No momento da inscrição, esses candidatos podem optar pelas subcotas de renda ou etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo e a segunda opção é para negros, pardos e índios” disse a reitora. “Há ainda cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optarem por cursos de vocação agrícola”, afirmou. Neste caso, a reserva é de 25% de vagas de ampla concorrência (não cotista).

Outra novidade é que os manuais dos candidatos e o site serão disponibilizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os deficientes auditivos poderão consultar vídeos que farão uma tradução do manual para Libras. Um aplicativo sinalizado na tela do site da instituição traduzirá o conteúdo da página.

Serviço
Informações: http://cvest.ifpe.edu.br/vestibular2015/

Saiba mais

24 a 26/09
Período para solicitar isenção no site

25 a 27/09
Entrega de documentos para comprovar isenção no campus ou pólo em que o candidato concorrerá a vaga

A partir de 3/10
Publicação do resultado dos beneficiados com a isenção no site

1º/10 a 19/10
Inscrições no site

1º/10 a 20/10
Período de pagamento no Banco do Brasil

4/11 a 07/11
Retirada dos cartões

23/11 das 9h às 12h
Provas

27/10
Divulgação do gabarito

A partir de 15/12
Listão com aprovados no site

Nenhum comentário:

Postar um comentário