domingo, 5 de abril de 2020

Alimentação Orgânica

Em meio a pandemia de COVID-19, em quarentena, tenho pensado em um monte de coisas. Uma delas é: alimento. Na verdade são várias coisas condensadas em uma. Eu estou imaginando como seria se o Brasil plantasse e colhesse apenas alimentos orgânicos e ainda mais, inspirado nas ações e experiências do MST. Tenho lido, assistido muita coisa sobre agrotóxicos além de ter postado um vídeo falando sobre isso no meu canal e só faz crescer minha preocupação, e o meu desânimo com o país, com a série de problemas que isso pode causar para nós, como desmatamento, extinção das abelhas, câncer só pra citar alguns e sobretudo pensando na qualidade de vida da minha filha, Olívia. 

Esses tipos de coisa dentro da realidade da pandemia me faz refletir se iremos superar a lógica do máximo consumo de alta velocidade, de alta descartabilidade, de obsolescência programada das coisas, de degradação ambiental, poluição e do capitalismo curto, grosso, que visa e persegue apenas o lucro. Será que depois dessa crise mundial causada vírus repensaremos e agiremos dando o real valor a ciência e a educação? Repensando os meios de produção? Sendo mais humanos com os humanos e com o nosso próprio hábitat? Utilizando a alta tecnologia aliada ao conhecimento tradicional para conseguimos permanecer vivendo nesse planeta em quanto espécie de fato integragada ao ambiente? É eu também queria saber isso tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário