sábado, 30 de julho de 2011

CETENE desenvolve protocolo para micropropagação do ipê



De difícil germinação na natureza, o ipê (tabebuia) vem sofrendo degradação através da extração irregular de madeira e desmatamento de matas ciliares. A espécie, nativa da Mata Atlântica, está atualmente incluída entre as espécies ameaçadas de extinção. Diante deste quadro, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCT), por meio da Biofábrica Gov. Miguel Arraes, desenvolveu o protocolo de micropropagação in vitro do ipê, técnica que torna possível a produção em larga escala de mudas dessa espécie para projetos de reflorestamento e recuperação de matas nativas.

A pesquisa durou dois anos e a expectativa é que as primeiras mudas sejam entregues nos próximos meses. Segundo Laureen Kido, pesquisadora do CETENE, a pesquisa foi desenvolvida por demanda. "Nós identificamos através do interesse de cooperativas e usinas a necessidade de desenvolver protocolo de espécies nativas para utilização nessas ações de reflorestamento", afirma.

O projeto está em fase final de aclimatização, onde as mudas são transferidas para estufas com o objetivo de adaptação ex vitro. De acordo com a pesquisadora do CETENE, a iniciativa já despertou o interesse de usineiros de Pernambuco que, por determinação do Ibama, são obrigados a reservar parte das terras para plantios de reflorestamento.

http://www.cetene.gov.br/laboratorios/biofabrica.php
Leia mais!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

New records of Cosmarium (Desmidiaceae) to Brazil - PDF


Hoje estou disponibilizando um artigo de três grandes da Ficologia Baiana, Nordestina e Brasileira. Esse artigo tem 14 novos registros de Cosmarium para o Brasil, é de autoria de IVANIA B. OLIVEIRA, CARLOS EDUARDO DE M. BICUDO & CARLOS WALLACE DO N. MOURA e foi publicada na Phytotaxa.

Aproveitem!!!


Download - aqui

quarta-feira, 27 de julho de 2011

13º Congresso Nordestino de Ecologia


Promoção: Sociedade Nordestina de Ecologia - SNE e Faculdade Frassinette do Recife - FAFIRE
Período: 8-11 de novembro de 2011
Local: Faculdade Frassinette do Recife - FAFIRE - Recife/PE.
Tema: Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais
Inscrições Abertas http://www.sne.org.br/congresso/

APRESENTAÇÃO DO XIII CNE E DE SEUS OBJETIVOS:

O tema central do 13º Congresso Nordestino de Ecologia, a ser realizado em novembro de 2011, na Faculdade Frassinette do Recife - FAFIRE, em Recife, é "Sustentabilidade de Empreendimentos Ambientais". O Projeto do 13º CNE tem como objetivo geral divulgar para o publico participante as diversas Ecotecnologias apropriadas para o desenvolvimento sustentável, possibilitando aos participantes conhecer experiências exitosas de instituições, ONGs e empresas que investem concretamente, nos seus empreendimentos, os conceitos e as práticas que promovem a sustentabilidade socioambiental. Os objetivos específicos do 13º CNE são discutir com base científica, sobre: (i) Conservação e Recuperação da Biodiversidade; (ii) gestão de recursos hídricos; (iii) poluição urbana e industrial; (iv) tecnologias ecologicamente apropriadas; (v) legislação e políticas ambientais; (vi) comunicação e educação ambiental e (vii) ecologia de ecossistemas.

Antecede a etapa de execução do congresso, evento realizado pela SNE desde sua fundação, um processo de planejamento. Para tanto foi criada uma comissão organizadora, composta por doutores colaboradores da SNE. A coordenação geral é realizada pelo presidente da SNE, que também é o presidente do congresso. Para o desenvolvimento de cada tema foram criadas câmaras técnicas. Essas câmaras terão cada uma delas, uma coordenação que se reunirá sistematicamente com o presidente do CNE. Fazem parte da estrutura do CNE: apresentações culturais, apresentação em painéis, de trabalhos técnicos científicos previamente selecionados, oficinas temáticas e minicursos (Turismo Sustentável, Implantação do Sistema de Gestão Ambiental em Pequenas e Médias Empresas, Elaboração de Projetos em Educação Ambiental, Legislação Ambiental, entre outros), mesas redondas e conferências.

Para a organização e apoio a SNE contratou a Empresa P MAIS, que tem sido responsável pelo sucesso da organização dos cinco últimos congressos. Quanto à comunicação a SNE conta com uma empresa que faz a sua assessoria de imprensa e de comunicação, a MID Comunicação. Essa empresa será responsável pela divulgação e produção das peças de comunicação.

No momento a SNE vem buscando firmar parcerias com entidades Públicas e Privadas para a realização do 13º CNE.


PÚBLICO-ALVO E ABRANGÊNCIA DO XIII CNE:

Estima-se a participação de cerca de 800 pessoas. Pelas experiências anteriores estarão participando do evento: profissionais liberais de diversas áreas, técnicos e gestores ambientais, estudantes universitários, educadores das Universidades e de escolas, empresários, ambientalistas entre outros.

O diferencial deste 13º CNE será a introdução de temas direcionados aos empreendimentos socioambientais com a difusão de conhecimentos relativos a novos métodos e experiências com o uso de ecotecnologias apropriadas. Com essa condução espera-se também que seja ampliada a participação de estudantes e profissionais dos segmentos das engenharias, arquitetura e agronomia. Nos 12 CNE realizados houveram participantes de outros Estados, principalmente do Nordeste.

sábado, 23 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Não-africanos são parte neandertais, diz estudo


Pessoas sem ascendência africana têm um pedaço dos neandertais dentro de si. É o que afirma um estudo genético feito na Universidade de Montreal, no Canadá, e divulgado nesta segunda-feira (18) no jornal especializado “Molecular Biology and Evolution”.

O homem de Neandertal é uma espécie extinta do gênero Homo (o mesmo dos humanos modernos, os Homo sapiens) , que teria deixado a África entre 400 mil e 800 mil anos atrás – muito antes dos Homo sapiens, que saíram do continente há algo entre 50 mil e 80 mil anos.

Os neandertais viveram na área onde hoje está a França, a Espanha, a Alemanha e a Rússia.

O motivo da extinção da espécie é objeto de muita pesquisa. Estudos recentes indicam que os neandertais e os primeiros Homo sapiens teriam cruzado entre si e que os primeiros teriam sido “absorvidos”.

Essa hipótese é fortalecida pela pesquisa canadense, afirma o líder do estudo, Damian Labuda. O grupo identificou, há dez anos, um pedaço de DNA no cromossomo X humano diferente do resto, cuja origem era desconhecida.

Agora, depois de ser completado o genoma do Neandertal, a equipe comparou os cromossomos das duas espécies e descobriu que esse pedacinho desconhecido era, na verdade, DNA neandertal. Trecho que foi encontrado em pessoas de todos os continentes, menos da África. (Fonte: G1)

Fonte Ambiente Brasil

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Revista Ação em Parasitoses - PDF


Hoje estou postando um número da Revista Ação em Parasitoses ano II - n°2/2008 com matérias muito interessantes destacando a entrevista com o Dr. Benjamin Cimerman.

Download Revista Ação em Parasitos - aqui