segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Enquanto macaco Chico continua em fuga, jacaré encontra abrigo no Parque 13 de maio



Enquanto o macaco-prego Chico vive uma verdadeira saga, esnobando as tentativas de resgate que se arrastam há três dias desde que o primata fugiu do Parque 13 de Maio, centro do Recife, curiosos e moradores da Rua do Sossego, em cujas árvores o animal resolveu se refugiar, se divertem com as tentativas frustradas de captura e com a esperteza do bicho, que conseguiu resistir até à administração de tranquilizantes. Esta tarde, mais uma vez, profissionais da Prefeitura do Recife e do Ibama devem voltar ao local para tentar concluir a operação elevar o macaco de volta à sua jaula.
Na manhã desta quinta-feira não houve tentativas oficiais de resgate do animal. Porém, mais de uma vez, moradores presenciaram a ação de pessoas tantando capturar o primata. Segundo o supervisor de refrigeração do galpão da Rua do Sossego onde o macaco fez morada, Evandro Siqueira, durante a manhã curiosos tentaram capturá-lo. “Por volta das 7h30 da manhã, um homem chegou a subir no telhado e correr atrás dele, mas ele tem acesso ao mezanino e se esconde por lá. Outros tentam subir na árvore ou colocar escadas para chegar até ele. Sempre pedimos que eles não atrapalhem o trabalho que a Prefeitura está tentando fazer”, lamenta.
Ontem, uma armadilha, ainda não montada, foi deixada com comida para que Chico possa se alimentar e ganhar confiança para entrar na jaula para, só então, ser capturado. Até mesmo uma banana com tranquilizante foi utilizada, mas, até o momento, não houve sucesso.

Enquanto isso, o animal virou sensação na área, chamando a atenção de quem trabalha na região e de pessoas que circulam na vizinhança e aproveitam para conferir de perto a simpatia do bicho. “Ele é ótimo. Estava numa clínica aqui perto e pedi para que meu marido me trouxesse. Tinha que ver de perto. Espero que cuidem bem dele”, disse a dona de casa Evanilda Muniz, de 59 anos.
Jacaré - Entre as aves, lagartos e tartarugas que habitam a antiga morada do macaco Chico, o Parque 13 de Maio, há um habitante recém-chegado: um filhote de jacaré, abrigado em um dos tanques do espaço. De temperamento tranquilo, o animal convive pacificamente com os demais animais há pelo menos três semanas.
A hospedagem do réptil, no entanto, não é oficial. De acordo com agentes de limpeza que atuam no local, o bicho foi trazido de um rio por um desconhecido, que o jogou na água por ele não ser próprio para consumo. "Ele não disse nada para a administração porque ela, obviamente, não iria permitir. Mas ele ainda está pequeno, no máximo 40 centímetros e vive saindo para tomar sol", disse um dos profissionais, que preferiu não se identificar.
Por conta de seu pouco tamanho, o animal ainda passa despercebido e, como a maioria de seus vizinhos é pacífica, muita gente fica bem próximo da água. "Meus filhos sempre ficam por aqui, na beira da água. É um lugar muito bonito, então a gente sempre passa por aqui", afirmou a dona de casa Raquel Maria Mota Silveira, de 31 anos. Informada da existência do jacaré, a reação mudou imediatamente. "Ah, não. Não tem como. Eles não ficam mais por aqui", corrigiu.
Por Ed Wanderley

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário