quinta-feira, 1 de maio de 2014

O valor da tinta da caneta

Mais uma vez passeado pelas redes sociais encontro essa imagem humorística que me fez refletir bastante.


Estamos em pleno século XXI, na era digital onde tudo passa por constantes transformações na forma de lidar com o mundo através da tecnologia, para facilitar a vida das pessoas. Aí eu me pergunto por que a escola não passa por esse processo? Por que os professores ainda necessitam fazer a frequência dos alunos a mão? Já que temos sistemas de catracas eletrônicas, pontos digitais e biometria? Muitas escolas bem ou mal já passaram por alguma reforma tecnológica: a entrega de tablets, notebooks, lousas digitais ou o velho laboratório de informática então por que todos os registros dos alunos ainda são feitos manualmente? Em algumas escolas até as fichas 18 e 19 ainda são escritas a tinta de caneta. 

Certa vez um professor que trabalhava comigo trouxe o seu planejamento anual impresso para ser anexado as cadernetas, a diretora quando soube disse que teria que ser escrito a mão, pois era uma exigência da secretaria de educação, foi quando percebi o quão ainda é arcaico o processamento de dados de uma escola, salvo algumas exceções. 

No fim das contas me parece que os documentos legais escolares e toda a burocracia acerca deles tem um valor maior do que o real objetivo da escola: o aprendizado do aluno. A escola precisa ser modernizada, sobre vários aspectos começando pelos "terríveis" diários de classe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário