domingo, 27 de outubro de 2013

Educação depois dos 40 anos e EAD

Estava "passeando" pelas redes sociais, quando me deparo com um vídeo do programa Assunto do Dia sobre pessoas que voltam a estudar depois dos 40 anos tendo como entrevistadas a professora e psicopedagoga e doutoranda Adalgisa Succi (UPE/ESUDA) e minha comadre acadêmica professora Dayse Rodrigues (FG), mestranda em educação matemática e tecnológica (EDUMATEC/UFPE). 

Com as tecnologias informacionais (incluindo as móveis), a regulamentação do ensino a distância (EAD) e do ensino de jovens e adultos (EJA) muitas pessoas tem se aventurado a voltar a estudar, seja para mudar de área de atuação profissional, seja para ingressar numa profissão ou simplesmente aprender a ler e escrever. Isso é uma das características que podemos observar nas salas de aula tanto no ensino básico (fundamental e médio) e principalmente ensino superior seja com o aumento de vagas nas instituições de ensino superior (IES) tanto no ensino presencial quanto na EAD. Essa modalidade vem crescendo no país por vários fatores: mobilidade urbana, distâncias geográficas, aprendizagem assíncrona entre outros, contribuindo sobre maneira para a formação de pessoas com mais de 40 anos.

No vídeo as professoras colocam também a questão da convivência dos jovens com os alunos mais velhos e como os graus de afetividade ajudam no processo de ensino aprendizagem que se desenvolve tanto presencialmente como online.

Assistam ao vídeo e conheçam um pouco mais sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário