quarta-feira, 2 de outubro de 2013

HPV


HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

Transmissão do Papiloma Vírus Humano (HPV)

A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de auto-inoculação e de inoculação através de objetos que alberguem o HPV.

Diagnóstico

As características anatômicas dos órgãos sexuais masculinos permitem que as lesões sejam mais facilmente reconhecíveis. Nas mulheres, porém, elas podem espalhar-se por todo o trato genital e alcançar o colo do útero, uma vez que, na maior parte dos casos, só são diagnosticáveis por exames especializados, como o de Papanicolaou (teste de rotina para controle ginecológico), a colposcopia e outros mais sofisticados como hibridização in situ, PCR (reação da cadeia de polimerase) e captura híbrida.

Sintomas

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas pelo vírus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicação, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo do útero e do pênis.

Tratamento

O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.



Recomendações

* Lembre-se que o uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis;

* Saiba que o HPV pode ser transmitido na prática de sexo oral;

* Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos;

* Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento;

* Parto normal não é indicado para gestantes portadoras do HPV com lesões genitais em atividade;

* Consulte regularmente o ginecologista e faça os exames prescritos a partir do início da vida sexual. Não se descuide. Diagnóstico e tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.


Como descobrir se você tem HPV

Conheça os exames que podem ser feitos e não fique na dúvida:

Papanicolaou (Preventivo): não detecta o vírus, mas alterações que podem ser causadas por ele nas células.

DNA-Citoliq: é a evolução do Papanicolaou. Avançada tecnologia que diminui o número de resultados falsamente negativos e de material inadequado para a análise do laboratório.

Biópsia: é a retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise.

Captura Híbrida: a mais moderna forma de fazer o diagnóstico do HPV. Consegue identificar a presença do vírus antes mesmo de você apresentar qualquer sintoma. É o único exame capaz de dizer se o HPV realmente existe ou não.

Saiba mais sobre Captura Híbrida

Indicado para toda mulher com suspeita de infecções por HPV ou com alterações importantes do teste do Papanicolaou. A preparação para o exame exige os seguintes cuidados:
Não ter relações sexuais no dia anterior ao exame.
Não estar menstruada.
Não ter usado qualquer tipo de ducha ou creme vaginal na semana anterior ao exame.

Simples e sem causar dor; assim é a coleta para o exame de Captura Híbrida.

Mesmo após o tratamento, o acompanhamento médico não deve ser interrompido.
Converse com seu médico, ele é a pessoa mais indicada para dar a opinião correta.

Lembretes importantes para o seu bem-estar

• A maioria das mulheres infectadas pelo HPV não desenvolve o câncer do colo uterino,

Sendo o principal causador da doença, 0 HPV deve ser identificado o quanto antes. Portanto, faça sempre exames preventivos.

• Use preservativo em todas as relações sexuais.

• Fique atenta aos seguintes sintomas: coceira, corrimento, sangramento anormal (principal mente fora da menstruação) e dor durante a relação sexual. Caso apresente algum destes sintomas, procure seu ginecologista.

• O fumo, a bebida em excesso e o uso de drogas afetam o sistema de defesa e deixam o organismo mais vulnerável ao aparecimento dessas doenças.

• Compartilhe estas informações com seu parceiro e amigos, divulgando a prevenção.

• E importante que seu parceiro também procure um médico.

A prevenção é fundamental e importantíssima para a sua saúde

O Instituto de Patologia realiza testes diagnósticos voltados à saúde da mulher. Estes testes são conhecidos no meio médico pela sua qualidade e eficiência, além da rapidez e segurança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário