quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

2014

Hoje é o dia internacional de fazer uma reflexão/avaliação de como foi o ano. 2014 foi um ano valoroso, fui empossado como professor em Jaboatão, como já não fosse um grande desafio ingressar na escola pública, ainda dentro da proposta da escola integral. Na metade do ano tive o prazer de gravar meu primeiro álbum (Antes Que Tudo Acabe) com Leandro Alekrin, uma grande realização pra mim depois de 10 anos compondo essas 7 músicas. No decorrer do ano me reaproximei mais ainda da fotografia (herança do meu avô) cobrindo as culminâncias da Escola (Nossa), com direito até um free lance profissa. 

No ano da copa voltei a estudar coisas distintas, cerveja, fotografia, trânsito para tirar (finalmente) minha habilitação (A e B). Junto a minha esposa querida também fui reintegrado a Rosa Cruz - AMORC, reativando algo de fundamental importância na minha vida.

E 2015?? Pretendo fazer muita coisa nesse ano, continuar meus estudos, fotografando, trabalhando, pedalando, tocando, quero lançar o Antes Que Tudo Acabe, montando uma banda com Alekrin e Rafael Bandeira, gravar um videoclip com Eva Jofilsan (ela nem sabe disso ainda), estudar inglês para ingressar no mestrado voltando para o meio acadêmico (que tanto amo e odeio) publicar mais no blog e fazer mais videos para o canal dentre outras cositas mais...



Feliz 2015!!!

domingo, 30 de novembro de 2014

Plasma o Quarto Estado da Matéria


O plasma ou quarto estado da matéria é a forma de matéria mais abundante no universo, mas uma boa parte das pessoas jamais ouviu falar ou sabe o que ele é! Desde cedo na escola, aprendemos que a matéria possui três estados básicos sendo eles sólido, líquido e gasoso, tais estados variam conforme a densidade da substância, distância entre as partículas e agitação das moléculas, porém na verdade a matéria possui 5 estados principais sendo eles: Condensado de Bose-Einstein → Sólido → Líquido → Gasoso → Plasma Além de outros 2 que possuem menor relevância, o Superfluido de Polaritons e o Condensado Fermiônico. Como o plasma é formado? Seguindo a sequência: Ao aquecermos a matéria em estado sólido em determinada temperatura ela sofrerá a fusão e passará para o estado líquido, continuando a aquecer a matéria ela entrará em ebulição assumindo seu estado gasoso, se continuarmos à aquecer essa matéria passará a ocorrer a ionização de suas partículas que dão origem ao plasma. Plasma – O Quarto Estado Materia Características do Plasma Devido ao fato de possuir partículas ionizadas, o plasma é um excelente condutor elétrico, e extremamente sensível a campos magnéticos, alterando sua forma sobre influência deles, e assim como os gases não possuem forma e volumes definidos, quando contidos em algum recipiente. É necessário que as temperaturas elevadas para sustentar a matéria no estado do plasma. Plasma a nossa volta Galáxias e nebulosas que contém gás e poeira cósmica interestelar, em estado eletrificado, ou ionizado; O vento solar ou fluido ionizado, constantemente ejetado pelo sol; Plasmas gerados e confinados pelos Cinturões de Radiação de Van Allen, nas imediações do planeta Terra; A ionosfera terrestre, que possibilita as comunicações via rádio; As auroras Austral e Boreal, que são plasmas naturais e ocorrem nas altas latitudes da Terra, resultantes da luminescência visível resultante da excitação de átomos e moléculas da atmosfera, quando bombardeados por partículas carregadas expelidas do Sol e defletidas pelo campo geomagnético; As lâmpadas fluorescentes; As descargas atmosféricas (raios), que não passam de descargas elétricas de alta corrente (dezenas a centenas de quiloamperes) que ocorrem na atmosfera com uma extensão usual de alguns quilômetros.

Escrito por: George Cruz 

Leia mais em: http://ciencia.me/dnBfy

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Novembro Azul

EM NOVEMBRO O PAPO É CÂNCER DE PRÓSTATA


Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Recomendações

* Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

* Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;

* Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

* Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

* Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;

* Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.


Fonte: Dráuzio Varella

sábado, 15 de novembro de 2014

Formação de professores de ciências de Jaboatão

Na reta final das formações do ano de 2014 da prefeitura de Jaboatão as formadoras Mônica Coelho e Sueli Tavares me convidaram a fazer uma troca de experiências acerca do uso de tecnologias no ensino de ciências no mês de outubro.

Apesar das condições de infraestrutura física e organizacional das escolas do município estarem longe de serem ideais, discutir como trabalhar com tecnologias nas escolas voltadas para o ensino de ciências foi o meu principal objetivo, colocando de forma simples e apontado possibilidades financeiramente viáveis para a realidade da educação jaboatonense.

O feedback foi tão positivo diante dos meus colegas professores de ciências e das formadoras que em 2015 há a promessa de nós continuarmos com essa "conserva" em paralelo as atividades principais da formação que é a produção de material paradidático sobre o rio Jaboatão.

No SlideShare deixo o material trabalho na formação.



P.S.: a camisa rosa é devido as atividades do Outubro Rosa.













terça-feira, 28 de outubro de 2014

Papa Francisco fala sobre Teoria da Evolução e Big Bang

Papa Francisco fez declarações sobre a ciência durante inauguração de busto em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI (Foto: Osservatore Romano/Reuters)

O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (27), durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais e criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis, livro da Bíblia, achando que Deus "tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas".

Segundo ele, a criação do mundo "não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor". "O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige", disse o pontífice na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI.

O Big Bang é, segundo aceita a maior parte da comunidade científica, a explosão ocorrida há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo. Já a Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), que prega que os seres vivos não são imutáveis e se transformam de acordo com sua melhor adaptação ao meio ambiente, pela seleção natural.

O Papa acrescentou dizendo que a "evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem".

Ele criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, pensam que Deus tenha agido como um mago. "Mas não é assim", explica.

Segundo Francisco, o homem foi criado com uma característica especial – a liberdade – e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador.

"Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados", concluiu o pontífice.

Fonte: Globo

domingo, 26 de outubro de 2014

Experimento Fermentação

O objetivo do experimento é mostrar o processo de fermentação do leite e da liberação de gás carbônico devido a reação.

Materiais
  • Uma garrafa de 500 ml de água mineral
  • 250 ml a 300 ml de leite
  • Um saquinho de fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae)
  • Bexiga de Festa

 Coloque o leite e o fermento na garrafa e feche a boca com a bexiga

Após 24h, nível de fermentação visual do leite

Possível resultado do experimento após 24h.


  • Podemos ainda observar consistência e odor. 


sábado, 25 de outubro de 2014

A copa do Tatu - Documentário de César Leite

A copa do mundo no Brasil 2014, na minha opinião, teve uma grande chance de se tornar um evento realmente importante para alguma causa que não a da confraternização das nações participantes, a promoção da cultura de paz e o puro entretenimento esportivo. O seu mascote foi escolhido devido ao perigo de seu extinção devido principalmente a destruição do seu habitat: a caatinga e do cerrado e pela caça ilegal. A copa teria ajudado o Tolypeutes tricinctus (Tatu-Bola) a sair da lista de animais ameaçados se a FIFA tivesse revertido o dinheiro da venda de artigos do Fuleco para a conservação da caatinga e do cerrado, mas o invés disso, todo esse dinheiro acabou no bolso da FIFA para se financiar mais eventos do tipo que não adotam nenhuma postura nobre a nenhuma causa.

César Leite fez esse documentário de extrema importância para a conscientização da questão do Tatu-Bola, sua ligação com a copa e como ele foi jogado para escanteio depois do evento.


domingo, 19 de outubro de 2014

Incursão ao rio Jaboatão

Equipe Reunida na saída da Faculdade Metropolitana



Professor, Geógrafo e Fotógrafo Hildo

Professora Milena (Escola Bartolomeu de Gusmão)

Professora Cristina (Humberto Barradas)

Vegetação de galeria no rio Jaboatão (Engenho Moreno)


Plantas daninhas comuns ao longo do trecho estudado

Mata de galeria e macrófitas aquáticas





Aranha arbórea

Igreja na Usina Bulhões

Usina Bulhões




Córrego que corre para o Jaboatão

Macrófita aquática






Equipe de Professores na Usina Bulhões

Usina Bulhões

Mamona (Ricinus communis)

Usina Bulhões

Rio Jaboatão Usina Bulhões

Usina Bulhões

Professores Bruno, Sumara


Amostra de água do Rio Jaboatão (Usina Bulhões)

Locomotiva antiga (Usina Bulhões)

Resíduos sólidos doméstico