terça-feira, 28 de outubro de 2014

Papa Francisco fala sobre Teoria da Evolução e Big Bang

Papa Francisco fez declarações sobre a ciência durante inauguração de busto em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI (Foto: Osservatore Romano/Reuters)

O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (27), durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais e criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis, livro da Bíblia, achando que Deus "tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas".

Segundo ele, a criação do mundo "não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor". "O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige", disse o pontífice na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI.

O Big Bang é, segundo aceita a maior parte da comunidade científica, a explosão ocorrida há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo. Já a Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), que prega que os seres vivos não são imutáveis e se transformam de acordo com sua melhor adaptação ao meio ambiente, pela seleção natural.

O Papa acrescentou dizendo que a "evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem".

Ele criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, pensam que Deus tenha agido como um mago. "Mas não é assim", explica.

Segundo Francisco, o homem foi criado com uma característica especial – a liberdade – e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador.

"Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados", concluiu o pontífice.

Fonte: Globo

domingo, 26 de outubro de 2014

Experimento Fermentação

O objetivo do experimento é mostrar o processo de fermentação do leite e da liberação de gás carbônico devido a reação.

Materiais
  • Uma garrafa de 500 ml de água mineral
  • 250 ml a 300 ml de leite
  • Um saquinho de fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae)
  • Bexiga de Festa

 Coloque o leite e o fermento na garrafa e feche a boca com a bexiga

Após 24h, nível de fermentação visual do leite

Possível resultado do experimento após 24h.


  • Podemos ainda observar consistência e odor. 


sábado, 25 de outubro de 2014

A copa do Tatu - Documentário de César Leite

A copa do mundo no Brasil 2014, na minha opinião, teve uma grande chance de se tornar um evento realmente importante para alguma causa que não a da confraternização das nações participantes, a promoção da cultura de paz e o puro entretenimento esportivo. O seu mascote foi escolhido devido ao perigo de seu extinção devido principalmente a destruição do seu habitat: a caatinga e do cerrado e pela caça ilegal. A copa teria ajudado o Tolypeutes tricinctus (Tatu-Bola) a sair da lista de animais ameaçados se a FIFA tivesse revertido o dinheiro da venda de artigos do Fuleco para a conservação da caatinga e do cerrado, mas o invés disso, todo esse dinheiro acabou no bolso da FIFA para se financiar mais eventos do tipo que não adotam nenhuma postura nobre a nenhuma causa.

César Leite fez esse documentário de extrema importância para a conscientização da questão do Tatu-Bola, sua ligação com a copa e como ele foi jogado para escanteio depois do evento.


domingo, 19 de outubro de 2014

Incursão ao rio Jaboatão

Equipe Reunida na saída da Faculdade Metropolitana



Professor, Geógrafo e Fotógrafo Hildo

Professora Milena (Escola Bartolomeu de Gusmão)

Professora Cristina (Humberto Barradas)

Vegetação de galeria no rio Jaboatão (Engenho Moreno)


Plantas daninhas comuns ao longo do trecho estudado

Mata de galeria e macrófitas aquáticas





Aranha arbórea

Igreja na Usina Bulhões

Usina Bulhões




Córrego que corre para o Jaboatão

Macrófita aquática






Equipe de Professores na Usina Bulhões

Usina Bulhões

Mamona (Ricinus communis)

Usina Bulhões

Rio Jaboatão Usina Bulhões

Usina Bulhões

Professores Bruno, Sumara


Amostra de água do Rio Jaboatão (Usina Bulhões)

Locomotiva antiga (Usina Bulhões)

Resíduos sólidos doméstico