(ENEM – 2010) Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento: Colocou 200ml de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 ml, enquanto o papel dobrado foi de 12 ml.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCe8k9r0qCNuYWnYcjALpOCbnCngu2vBtkASPxJCIkURl3PqDnx5rAXxYm6C0_YjLkGtuUMgTjYdTNNlOMW1PIIqJqGf-BNC4K8X0yUbJtAbbmN8p1LVmiR0ZxrIUNUhKWkgKh3xQ8cGN5/s320/Imagem2.jpg)
Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de:
A) manter o volume de absorção.
B) aumentar a superfície de absorção.
C) diminuir a velocidade de absorção.
D) aumentar o tempo de absorção.
E) manter a seletividade na absorção.
Resolução: B
A diferenciação da membrana plasmática em microvilosidades é uma especialização importante para aumentar a superfície de absorção, otimizando a função do intestino humano.