![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3SnzX_MiagjnoaD2imlf0hpQVf73VeIwAZyqYBlYxaT-FNQqR3xZ4mh-x652SiA4Yqk8E5lEcuV76vwyB__b8nQYHS_b5_NLg3cjlNESOrTV-sNpx_RPm4sWYsWF1rVQeaqXR23B945Ii/s320/gota.jpg)
O que é gota?
Gota, também chamada de artrite metabólica,é uma doença resultante da deposição de ácido úrico na forma de urato monosódico ou de cristais de ácido úrico na cartilagem da articulâo, nos tendões e nos tecidos vizinhos devido ao aumento da concentração de ácido úrico no sangue.
De onde vem o ácido úrico?
O ácido úrico é um produto final formado da oxidação do metabolismo das purinas, que são uma basae nitrogenada, um dos componentes do DNA. Uma parte do ácido úrico costuma ser eliminada pela urina, enquanto o restante circula pelo corpo sem causar problemas de saúde.
O ácido úrico é uma molécula um tanto insolúvel na água, pode ser produzido pelo metabolismo celular do corpo ou pode ser infgerido nas comidas ricas em purina. Os rins são responsáveis por 1/3 da excreção do ácido úrico e o intestino pelo resto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjjVz_QvYRhm0-7dRX1j5V26Xa9ktytrqgQjqcCm3KhP4c1il_-B0sVHfmKd2dLaQkInfKIJwsfNXTjcoxeVr3P9xpYgrkIkWV8-74LpcfLfi3xDy3XpbuGZW3QwgIgMfG5OaIJoW604Rr/s320/Gota+%25C3%25A1cido+%25C3%25BArico+m%25C3%25A3o.jpg)
O que acontece quando o ácido úrico está em excesso?
Pode formar cristais, que vão sendo depositados nas articulações e podem levar a um intenso processo inflamatório, com o inchaço da articulação. Pelo menos 20% dos casos de ácido úrico elevado geram um estado dolorido, conhecido como gota.
Quais os alimentos que vão formar o ácido úrico?
As fontes principais de proteína que contém DNA e RNA devem ser evitadas. Estão presentes nas carnes escuras de origem animal principalmente as que contém músculo e em especial os órgãos internos.
Devem ser evitados: moela, anchova, sardinha, fígado, rim de boi, miolo, arenque e cavala e em quantidade moderada também se encontra na carne de boi, de porco, aves, peixe e frutos do mar, aspargo, couve-flor, espinafre, cogumelos, ervilhas verdes, lentilhas, feijões, mingau de aveia, farelo e germe de trigo.
Acredita-se que o consumo de grandes quantidades de frutose[1], um açúcar simples, pode significativamente aumentar os níveis de ácido úrico no sangue. A maioria dos refrigerantes contêm frutose, também presente em quantidades variáveis no mel, frutas, feijões, e alguns legumes como beterraba, batata-doce e cebola.
Quais os sintomas de uma crise de gota?
Uma crise somente acontece quando o ácido úrico alcança um nível crítico. Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé (75%), mas também pode ocorrer no calcanhar, joelho, punho, dedos e coluna acompanhado de dor forte.
A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias. Uma nova crise pode surgir somente depois de meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações.
Quais são as comidas livres de purina?
Existem alguns alimentos básicos sem purina que são: ovos, queijo, leite, pão, alguns vegetais não listados acima e frutas. Algumas dietas para prevenir a gota incluem evitar bolos ricos em gordura, couve flor, cogumelos, cerveja, vinho e farinha de aveia.
Como é uma crise de gota?
O quadro clássico é uma dor súbita, intensa, excruciante, ardente com inchaço, vermelhidão, calor e rigidez da articulação. Pode aparecer uma febre baixa.
Qual a relação entre o álcool e o ácido úrico?
Mais recentemente existem evidências que o álcool interfere com a eliminação do ácido úrico pelos rins e pode assim elevar o nível do ácido úrico.
Qual as articulações preferidas para uma crise de gota?
Geralmente as crises de artrite acontecem nos membros inferiores, mas pode haver o comprometimento de qualquer articulação. Os depósitos de cristais podem também acontecer nas cartilagens. Tendões e tecidos ao redor da articulação.
Como é o tratamento?
Não há uma cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontecem devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico, em geral de origem genética. Em geral, para se evitar as crises de gota, faz-se dieta e usa-se medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue. Gelo aplicado de ½ em ½ hora, várias vezes ao dia, diminui os sinais inflamatórios. Desde que a gota á formada pelo depósito de cristais, deve-se observar uma boa hidratação.
Como se pode desencadear uma crise de gota?
Com o nível de ácido úrico normal se pode, com moderação, consumir álcool.
Quando os níveis de ácido úrico estiverem altos deve-se evitar comer carne vermelha em excesso, frutos do mar e miúdos.
Quais os alimentos conhecidos que abaixam o nível sanguíneo do ácido úrico?
Existe um pequeno estudo que relatou que as cerejas são capazes de reduzir o ácido úrico[2] [3]. Acredita-se que extratos de aipo são capazes de reduzir os níveis altos de ácido úricos ou porque também são diuréticos, ou porque tem uma ação sinérgica com drogas antiinflamatórias [4].
O tratamento da gota não deve ser relaxado ou abandonado por poder o ácido úrico elevar o seu nível sanguíneo e na vigência de um tratamento, deve-se evitar comer em excesso os alimentos que podem desencadear uma crise de gota.
fonte: http://dinakaufman.com/artigos/gota/