sábado, 27 de julho de 2013

Isso eu já sei! Mas será que sabe mesmo? Compostagem

Eu particularmente estou até cansada de tanto falar das práticas de Educação Ambiental para salvar o mundo para as futuras gerações, particularmente me cobro constantemente, mas hoje após uma prática de uma colega de trabalho vi que realmente do que adianta eu saber, colocar em prática o que me convém e me fechar para as outras atividades.

Isso eu já sei (reciclar), mas ao jogar a bendita casca de banana no chão e tantas outras substâncias orgânicas diariamente na lata de lixo, vi que não sei, e o que faço não é suficiente! Eu não tenho uma simples composteira domiciliar na casa onde moro, deveria ter mais AINDA não a tenho. E gente Bióloga também erra!

Você sabe o que é compostagem?
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, folhas, cascas de frutos, papel num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo, na hortinha caseira, nas plantinhas que ficam no vaso.

Extremamente simples e talvez seja por isso que nos a maior parte da população ainda não colocamos a mão na massa ou melhor no adubo. Que tal testar na escola? As crianças, adolescentes, jovens adultos enfim, todos vão achar importante, pois o tempo a mídia toda está em nosso favor, e isso já prepara a mentalidade individual para o desenvolvimento ou desenvolvimento sócio-ambiental.

Ela é extremamente importante para o meio ambiente e para a nossa saúde pois o descarte errôneo de materiais orgânicos podem ser favoráveis para o proliferação de ratos, baratas e outros animais que são vetores de doenças.

Vamos começar?

Referências
Processo de compostagem. Disponível em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm. Acessado em: 27 jul 2013.


Por Regiane Luiza da Costa, colaboradora do Planctônico


Nenhum comentário:

Postar um comentário