terça-feira, 16 de julho de 2013

Pesquisas educacionais e ensino de ciências

Venho, nos últimos meses, aprofundando meus estudos na área educacional e venho observando várias pesquisas que são realizadas acerca da aprendizagem dos estudantes seja por pesquisadores das universidades brasileiras seja por Institutos de pesquisa do governo , muitas vezes relatando números do desempenho desses estudantes em dadas disciplinas (escolares). O que tenho uma imensa dificuldade em entender é o porque que a grande maioria dessas pesquisas as disciplinas amostradas são sempre português e matemática? No ensino médio ainda podemos encontrar algumas pesquisas relacionada a disciplina de física, mas pelo que eu interpreto o interesse da disciplina se dá pela deficiência em seu aprendizado mais do que qualquer outro motivo, o interesse não vem da questão científica. Fico impressionado com o desenvolvimento científico no Brasil, que imenso se levarmos em consideração o ensino de ciências nas escolas ser relativamente deficiente. A inclinação dessas pesquisas se dá em português e em matemática, acredito eu, por uma questão cultural (só é preciso saber ler, escrever e calcular), onde estão as pesquisas acerca da aprendizagem das ciências, sobretudo das ciências naturais (química, física e biologia)?

O Brasil é um país que possuí um potencial para a ciência e a tecnologia imenso apesar do pouco investimento na formação de cientistas e de docentes de disciplinas científicas, seja pela sua enorme biodiversidade, seja pelo fenômeno de querer estudar ciência em um país que ainda pouco valoriza isso na prática profissional e na formação dos mesmos.

Uma das várias formas de desenvolvimento do país está baseada na estrutura educacional, sobretudo na estrutura para a formação de mentes pensantes para o desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável dessa nação. 

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