quarta-feira, 24 de julho de 2013

Filtros de cigarros que brotam do solo

Visitando alguns blogs do ramo da Biologia me deparei com essa matéria no Diário de Biologia acerca dos filtros de cigarros que estão sendo produzidos com materiais orgânicos e sementes para que além de serem biodegradáveis ainda possam gerar algumas plantas.

Uma empresa chamada Greenbutts está investindo na proteção ao meio ambiente através do mau hábito dos fumantes, criando o que eles chamam de “cigarros verdes” (green cigarrettes). Para isso, desenvolveram um filtro de cigarro totalmente biodegradável à base de linho, algodão orgânico e cânhamo utilizando farinha de trigo e água para ligar os elementos do conjunto. Esse filtro diminuiu a ação do tabaco retendo e eliminando suas substâncias. E não é só isso, tem um benefício a mais: dentro dos filtros possuem sementes de ervas, grama e até flores que brotam em contato com o solo. A Greenbutts estima que cerca de 4,5 trilhões de bitucas de cigarro são jogadas no ambiente, sendo que 25% vão parar na água. Assim, a empresa incentiva os usuários a jogar os filtros e vê-los brotar.

A ideia é bem original, mas não evita que as pessoas adoeçam como fumantes! Além disso, essa novidade pode ter consequências não intencionais: com a possibilidade de a bituca poder se tronar uma plantinha, muitos fumantes vão simplesmente “esquecer” que o lixo existe e vão intencionalmente jogar todos os restos de cigarro no chão. Além disso, novos “fumantes verdes” podem surgir enganados pela ideia de que estão contribuindo para a preservação do meio ambiente. Ainda acho que a melhor saída é unir esforços para reduzir o tabagismo!
O projeto da Greenbutts está previsto para chegar aos consumidores em 2014.


Sob o ponto de vista de ideia criativa para a redução de danos ao ambiente pode-se até parecer que a proposta da Greenbutts é interessante, mas nenhuma alusão ao consumo de cigarro é interessante, nem o cigarro verde. Mesmo assim a fumaça do cigarro poluí o ambiente e prejudica a saúde do fumante e de quem estiver ao seu redor. O nosso pensamento é de reduzir não apenas os danos causados ao ambiente e a saúde humana mas também reduzir o consumo de cigarro no mundo todo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário