Para garantir a proteção e segurança no lar, a Faculdade dos Guararapes (FG) – integrante da rede internacional de universidades Laureate – realiza quinta-feira (08) um minicurso gratuito e aberto ao público sobre o assunto. O tema será discutido pelo biólogo, técnico agrícola e com especialização em microbiologia e professor da FG, Flávio Félix. Realizado pelo curso de Ciências Biológicas, o evento acontece das 14h às 18h, no auditório da instituição de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://goo.gl/q6I0GJ. Informações pelo telefone: 3461.5555.
Noturno
De acordo com o biólogo, o escorpião tem hábitos noturnos, gosta de sombra e pode passar até um ano sem se alimentar. Além de esgotos, restos de construção, que geralmente tem sombra e alimento (insetos), eles também preferem ambientes secos como sapatos e guarda-roupa. “Quando chove, entra água em seu habitat, então eles acabam procurando outro abrigo e aí costumam ir para as casas, onde é seco e tem alimento”, informa o professor da FG. Flávio disse que, como normalmente os produtos vendidos em supermercados como sprays, naftalinas e desodorizadores de ambiente não combatem o escorpião, a saída é prevenir.
# Confira algumas dicas:
-Manter quintais limpos, sem lixo, folhas ou mato alto. É importante ter plantas e um jardim, mas é preciso fazer a manutenção;
-Limpar a casa e não deixar migalhas de alimentos, que atraem insetos e, possivelmente, escorpiões;
-Evitar acumular lixo em casa e principalmente em terrenos baldios;
-Restos de construção é um ambiente propício para atrair insetos e, consequentemente, escorpião;
-Manter ralos fechados, pois são a porta de entrada ou saída mais utilizada pelos escorpiões;
-Bater o sapato antes de calçá-los;
-Ao dormir, verifique a cama e sacuda os lençois;
-Observe os cantinhos do sofá antes de se acomodar.
Fonte: Parceria em Ação