segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Reflexão: a origem das coisas

Aqui em Mato Grosso aconteceu a I Conferência Municipal de Meio Ambiente Resíduos Sólidos em Várzea Grande, a Educação Ambiental foi discutida, tendo como principal minimizador de Impactos Ambientais o consumo consciente utilizando os 3 Rs, Reduzir,Reutilizar e Reciclar. 

Se levarmos em conta o que consumimos de maneira séria e pensando no futuro das gerações é uma das melhores formas de minimizar os impactos ambientais que estamos vivenciando. 

Outra atitude seria questionar a origem das coisas que consumimos, agora está na moda um comercial sobre a marca de carne, que me faz pensar nisso. Não questionamos essa origem, seja a origem da carne que comemos do tecido que é usado para a confecção de nosso vestuário, seja o tomate que dá um sabor a mais em nossa salada. E talvez seja essa origem uma das maiores causadoras de impactos, vamos imaginar o quanto de água é usada para a irrigação do arroz, da soja,do tomate será que o valor da água está embutido nos preços que pagamos pelo quilo disso ou daquilo?

Será que há alguma forma de compensação ambiental dos impactos da produção de algodão para a calça jeans que estou usando?

Fonte da imagem: Sabe Tudo

Será que a origem das coisas que consumo é sustentável? E se não for? Qual será a minha e a sua atitude?


Colaboradora do Planctônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário