domingo, 25 de maio de 2014

Crocodilo ou um tronco?


Muitos animais possuem a habilidade de se camuflar, se misturar ao meio, imitando algo do ambiente seja para se proteger de predadores seja para enganar suas presas. No caso do vídeo o crocodilo utiliza a camuflagem homotipia parecendo com um pedaço de tronco podendo chegar próximo a sua presa discretamente.


sábado, 24 de maio de 2014

Formação de professores de Ciências Jaboatão dos Guararapes

A prefeitura municipal de Jaboatão dos Guararapes junto a Secretaria Executiva de Educação desenvolve formações continuadas regulares a seus professores, pelo menos três vezes ao mês. As formadoras de Ciências Naturais M.ª Sueli Tavares de Souza Silva e Drª. Mônica Alves Coelho dos Santos vêm coordenando um trabalho de produção de materiais didáticos científicos escritos pelos professores da rede. Em 2011 foi lançado o primeiro livro paradidático "Conhecendo o nosso Ecossistema Costeiro: uma produção coletiva vivenciada pelos professores da rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes" que tem como objetivo ser utilizado como ferramenta didático-pedagógica acerca desse ecossistema do nosso município.

Em 2014 o objetivo é continuar as produções agora com o foco no rio Jaboatão, patrimônio natural da cidade, onde será discutido aspectos socioambientais, históricos, econômico e acerca da biodiversidade com um olhar pedagógico-científico para a construção de um viés de investigação científica nos estudantes da rede. 

Profª. Sueli (a esquerda) e profª. Mônica


Equipe de professores de ciências da Escola Municipal Nossa Escola, Fernanda Alves (a esquerda) e Flávia Barbosa.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O que é a leptospirose?

A leptospirose, também chamada de doença de Weil, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode levar a morte.
Classificada desde 1917, esta zoonose (zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Seus agentes que desencadeadores geralmente são microrganismos diversos, como, bactérias, fungos, vírus, etc) é causada por uma bactéria do gênero Leptospira.

Nos seres humanos causa ampla gama de sintomas, no entanto, algumas pessoas infectadas podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentarem nenhum tipo de sintoma. 

Os sintomas desta doença geralmente são: febre alta, fortes cefaleias, calafrios, dores musculares, vômitos, bem como icterícia, olhos congestionados, dor abdominal, diarreia ou coceira.

Nos quadros em que ocorrem complicações mais graves, inclui-se falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória, o que caracteriza a forma mais grave desta doença, conhecida como doença de Weil. Em casos mais severos ela pode até levar a morte.

Sabe-se que as enchentes aumentam a incidência de leptospirose. Por isso, sua epidemia ocorre com uma grande freqüência no verão, pois, é nesta época do ano, que ocorre maior volume de chuvas e, conseqüentemente, mais enchentes.

Seu principal transmissor é o rato, que transmite a bactéria causadora desta enfermidade através de sua urina. Esta bactéria, conhecida como Leptospira, geralmente entra em contato com o ser humano através das águas das enchentes,uma vez que estas águas estão freqüentemente contaminadas pela urina dos ratos.

Em contato direto com as águas das enchentes, as pessoas correm um grande risco de contrair leptospirose, pois, a bactéria desta doença penetra no corpo das pessoas através da pele e também através da boca e dos olhos. A melhor forma de evita-la, é não entrar em contato com as águas das enchentes.


sábado, 17 de maio de 2014

Dia Mundial da reciclagem

Nos últimos dias tenho me lembrado muito do meu avô materno no qual sempre foi conhecido por juntar tralha e por construir coisas úteis para casa. Essa característica foi passada para alguns membros da família além de uma boa pitada de criatividade junto. Lembro-me que meu avô tinha muito material de sobra das reformas feitas na casa dele ao longo dos anos principalmente canos de PVC, que acabaram virando luminárias de todos os cômodos da casa. Anos depois um dos meus primos resgatou uma tonelada de tacos retirados do piso anos antes e nunca jogados fora, para construir uma cama, tipo de primeiro andar onde embaixo ficava sua mesa de trabalho, além de pequenos bancos. Certo, mas o que isso tudo tem haver com o título da postagem?

Essa característica de família nada mais é do que reciclagem. Reutilizar, reciclar e reduzir o consumo das coisas são a chave para o desenvolvimento sustentável, para uma economia verde e para proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos que vivem nesse planeta.



Como seria o céu se os planetas estivessem tão perto da Terra quanto a Lua?

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Alunos Nossa Escola na luta contra a dengue

O professor Angelo Branco junto aos alunos dos 6º e 7º anos desempenharam um levantamento sobre os possíveis focos de dengue na Escola Nossa Escola e arredores apontaram possíveis soluções para o problema. Dentre as soluções foram apontadas:
  • Limpeza periódica de áreas pouco visitadas.
  • Coleta de materiais que acumulem água.
  • Campanha de conscientização de limpeza na escola.
  • Pequenas reformas para evitar o acúmulo de água.
  • Limpeza periódica de caixas d'água e cisterna.
O próximo passo do projeto é escrever um documento coletivamente com os alunos para que seja entregue a gestão da escola com o intuito de auxiliar a equipe gestora a beneficiar a comunidade escolar.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

30 frases sobre ciência que você precisa conhecer

“Na ciência, o crédito vai para o homem que convence o mundo de uma ideia, não para aquele que a teve primeiro”. (William Osler)

“A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez”. (George Bernard Shaw)
“A pesquisa básica é como atirar uma flecha para o ar e, onde ela cair, pintar um alvo”. (Homer Adkins Burton)

“A ciência consiste em substituir o saber que parecia seguro por uma teoria, ou seja, por algo problemático”. (José Ortega y Gasset)

“A ciência não passa do bom senso exercitado e organizado”. (Frase de Aldous Huxley)

“A ciência serve para nos dar uma ideia de quão extensa é a nossa ignorância”. (Félicité Robert de Lamennais)

“Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros.” (Carl Yastrzemski)

“Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada”. (Immanuel Kant)

“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria”. (Isaac Asimov)

“Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos”. (Albert Einstein)

“Todo grande progresso da ciência resultou de uma nova audácia da imaginação”. (John Dewey)

“A ciência se compõe de erros que, por sua vez, são os passos até a verdade.” (Julio Verne)

“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” (Isaac Asimov)

“Uma coisa é querer aprender. Outra é querer garantias de que não vai errar.” (Geraldo Eustáquio)

“Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, elas são a abertura para achar as que estão certas”. (Carl Sagan)

“A ciência conhece um único comando: contribuir com a ciência”. (Bertold Brecht)

“A grande tragédia da ciência: o massacre de uma bela hipótese por parte de um horrível fato”. (Thomas Huxley)

“O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são”. (Aristóteles)

“A verdadeira ciência ensina sobretudo a duvidar e a ser ignorante”. (Miguel Unamuno)

“Esta é a essência da ciência: faça uma pergunta impertinente e cairá no caminho da resposta pertinente”. (J. Bronowski)

“Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético”. (Jean Rostand)

“Uma ciência que hesita em esquecer os seus fundadores está perdida”. (Alfred Whitehead)

“A ciência é o melhor instrumento para medir a nossa ignorância”. (Paolo Mantegazza)

“A vaidade de muita ciência é prova de pouco saber”. (Marquês de Maricá)

“Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância”. (Hipócrates)

“Assim como casas são feitas de pedras, a ciência é feita de fatos. Mas uma pilha de pedras não é uma casa e uma coleção de fatos não é, necessariamente, ciência”. (Jules Henri Poincare)

“O homem gosta de surpreender-se, e isso é a semente da ciência”. (Autor desconhecido)

“A ciência traz ao homem a incerteza de uma certeza”. (Adan Fernandes da Silva)

“A menor distancia entre dois pontos é a ciência” (Autor desconhecido)

“A ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos desejos”. (Burrhus Frederic Skinner)

sábado, 10 de maio de 2014

Nutrição e aprendizado

A nutricionista Raiza Silva da Gerência de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria de Políticas Sociais Integradas da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, ministrou atividades acerca da formação de uma alimentação saudável junto a turma do 6º ano C da Escola Municipal Nossa Escola. O tema foi abordado ensinando como montar um prato com os nutrientes necessários para um desenvolvimento adequado a partir do conhecimento acerca da pirâmide alimentar. Entre outras atividades a gerencias também trabalhou junto à escola medidas para evitar o desperdício de alimentos.





terça-feira, 6 de maio de 2014

Game e Gamificação - João Mattar

Prof. João  Mattar, referência em games em educação e EAD em sua fala discute e direciona os games e a "gameficação" para aplicação em salas de aulas e em educação de maneira geral.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

O valor da tinta da caneta

Mais uma vez passeado pelas redes sociais encontro essa imagem humorística que me fez refletir bastante.


Estamos em pleno século XXI, na era digital onde tudo passa por constantes transformações na forma de lidar com o mundo através da tecnologia, para facilitar a vida das pessoas. Aí eu me pergunto por que a escola não passa por esse processo? Por que os professores ainda necessitam fazer a frequência dos alunos a mão? Já que temos sistemas de catracas eletrônicas, pontos digitais e biometria? Muitas escolas bem ou mal já passaram por alguma reforma tecnológica: a entrega de tablets, notebooks, lousas digitais ou o velho laboratório de informática então por que todos os registros dos alunos ainda são feitos manualmente? Em algumas escolas até as fichas 18 e 19 ainda são escritas a tinta de caneta. 

Certa vez um professor que trabalhava comigo trouxe o seu planejamento anual impresso para ser anexado as cadernetas, a diretora quando soube disse que teria que ser escrito a mão, pois era uma exigência da secretaria de educação, foi quando percebi o quão ainda é arcaico o processamento de dados de uma escola, salvo algumas exceções. 

No fim das contas me parece que os documentos legais escolares e toda a burocracia acerca deles tem um valor maior do que o real objetivo da escola: o aprendizado do aluno. A escola precisa ser modernizada, sobre vários aspectos começando pelos "terríveis" diários de classe.