domingo, 29 de junho de 2014

A Gestão Educacional para o crescimento de Pernambuco

O estado de Pernambuco vem passando por um processo de crescimento acelerado nos últimos anos com a implantação de indústrias, estaleiro e empresas o que leva a geração de empregos. Essas vagas, para serem preenchidas por pernambucanos, precisam de profissionais qualificados, daí vem a pergunta: como as instituições de ensino vem formando seus futuros profissionais? Com a expansão do mercado na área de educação profissional deve-se observar a qualidade desses egressos que atuarão no mercado a curto, médio e longo prazo.

Essa qualidade passa, sem dúvida, pela gestão da instituição. Encontrar bons gestores nas diversas áreas de atuação no mercado é relativamente fácil, o que não posso dizer o mesmo das empresas do ramo de educação. Em sua maioria o gestor não tem formação ou conhecimento suficientes para administrar o negócio educacional, quem dirá ser gestor?

Delegar funções, proporcionar lideranças, motivar seu pessoal para cumprir suas metas são características pouco vistas em instituições educacionais, pelo que observo, ainda tem formatos muito tradicionais na sua organização, pouco se discuti em conjunto com os professores sobre aspectos pedagógicos e organizacionais, que visem de fato o aprendizado do aluno, como também as questões relacionadas com o marketing, com a imagem da empresa no mercado, questões que contribuam de fato com a manutenção da empresa no mercado devido ao fato de ela formar profissionais de excelência, por possuir uma gestão educacional integrada com questões pedagógicas e mercadológicas.

A gestão educacional, um pouco mais do que as outras, deve ser mais dinâmica e colaborativa visando a valorização dos profissionais base da empresa (o professor), colocando-os como parceiros para pensar a gestão tanto sobre o ponto de vista do mercado quanto do ponto de vista pedagógicos, os dois tem que andar de mãos dadas para fortalecer o desenvolvimento do estado como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário