sexta-feira, 27 de junho de 2014

Graduação: como cursar e me tornar um profissional diferenciado?

A graduação de ciências biológicas é um curso de grande amplitude de conhecimentos acerca do mundo vivo e do seu funcionamento e deve ser compreendido e explorado dessa forma, assim como vários outros cursos que possuem grande amplitude, em geral na modalidade bacharelado. Hoje também dispomos de cursos tecnológicos, de curta duração, visando uma entrada mais rápida e de forma mais especializada no marcado de trabalho, porém de atuação mais restrita.

Observo muitos estudantes recém-ingressos no ensino superior passando por um processo que chamo de “especialização precoce” onde muitos já vem focados para se aprofundar em uma determinada área do conhecimento. Isso é muito interessante, por um lado, pois você já começa a adquirir uma maior experiência naquela área, porém conhecer de maneira ampla todas as áreas específicas (disciplinas) do curso possibilita primeiro: um diálogo entre as competências aprendidas, tornando-o um profissional diferenciado; e segundo, possibilita atuar em áreas diferentes e ter um maior leque de opções para atuação no mercado de trabalho.

Um curso superior não é formado apenas de pagar disciplinas, fazer trabalhos, seminários e obter boas notas, produzir conhecimento é fundamental, desde o primeiro período, e para isso ter uma visão ampla do seu curso é estritamente necessária. Escrever artigos, participar de cursos de curta duração, projetos de extensão, iniciação científica, desenvolvimento de softwares e websites são algumas das atividades extraclasse que ajudam a formar profissionais diferenciados no mercado e ainda lhe dão alicerces importantes para quem for galgar uma pós-graduação.

Com essas ações você pode se tornar um profissional com habilidades, competências e conhecimentos diferenciados em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário